domingo, 20 de maio de 2012

Ouvindo a obra de Emmanuel Coelho.

Ontem, antes de assumir minha função semanal como pianista(?), fui ao CINE-TEATRO da UFPI para assistir o concerto em homenagem aos 40 anos da UFPI e a carreira do amigo maestro compositor e violinista Emmanuel Coelho Maciel. Tudo começou com muito atraso mas fiquei extremamente emocionado com a abertura elaborada pelo DMA. Como não pude assistir o concerto no sábado, fui assistir hoje pela manhã com os meus filhos. O dia seria igual a todos os outros do Piauí se não fosso uma abençoada e rara brisa gélida matinal. Ganhamos uma carona bondosa da amiga regente Cláudia dos Anjos e Tenório. Chegamos a tempo no PALÁCIO DA MÚSICA. Conversei com amigos e músicos. Conversei com os meus filhos. O compositor chega e senta-se ao meu lado para conversarmos sobre o concerto.
O Quinteto Piauhy Quinteto Piauhy fez a abertura. O quinteto deu-me mais esperança em relação ao futuro da música instrumental Piauiense. Estão muito empenhados na divulgação da música de concerto para esta formação. Bom, vamos as obras. A primeira e audaciosa obra que tranzita entre tons inteiros, melos definidos e atonalismo, e tudo o mais de bom do século XX foi a belíssima obra MÚSICA PARA OBOÉ E INSTRUMENTOS DE CORDAS. Camerata UFPI regida pelo competente Cássio Martins tendo como solista o simpático, dedicado e entusiasmado Gilson Barbosa. Conheci este grande instrumentista no mês de fevereiro deste ano em São Paulo que já tinha me adiantado entusiasmado sobre sua vinda a Teresina. Após a MÚSICA PARA OBOÉ E INSTRUMENTOS DE CORDAS, foi a vez da CANTATA RELIGIOSA. A extensa obra é uma coletânea de temas folclórico religiosos (católicos). Instrumentistas e cantores apostos e a obra começa. Olhando discretamente ao meu redor, deparei-me com rostos emocionados de antigos cantores e instrumentistas de mais de trinta anos atrás quando a obra foi estreada em nosso estado. Tudo foi muito emocionante e a única ranhura que tenho a dizer não vem do compositor nem do regente e muito menos dos instrumentistas e cantores mas sim dos inexperientes ou despreparados amigos técnicos que prejudicaram a gravação da obra por não passar adequadamente o som. Esqueçamos este lapso dos amigos técnicos e guardemos em nossas memórias e corações este momento que por ser compositor, considero tão sagrado que é executar a obra do compositor enquanto ele vive nesta esfera. Parabéns ao DMA da Universidade Federal do Piauí, Coral do Instituto Camilo Filho, Coral da Escola de Música de Teresina, Fundação Monsenhor Chaves, orquestra, músicos, solista professor Cássio Martins e principalmente ao amigo compositor Emmanuel Coelho Maciel. Muitas e muitas mais obras caro amigo e que o Pai Celeste te conceda muita saúde para que continue criando obras tão belas quanto as que o senhor nos presenteou hoje.

Nenhum comentário: